Preço pago ao produtor de alho melhora, mas concorrência com a China preocupa



Segundo agricultores, o produto chinês chega ao Brasil por um valor mais baixo, já que o país asiático não segue as mesmas normas e regulamentações dos brasileiros. Preço pago ao produtor de alho melhora, mas concorrência com a China preocupa
O alho está valendo mais na safra que está sendo colhida agora, mas a concorrência com o alho importado da china preocupa os produtores.
Veja os vídeos do Globo Rural
Em Cristalina, Goiás, a caixa de 10 kg está sendo vendida por R$ 86, no ano passado os agricultores recebiam R$ 70. E a situação poderia estar ainda melhor se não fosse a concorrência do alho chinês.
Segundo agricultores, o produto chega ao Brasil por um valor mais baixo, já que o país asiático não segue as mesmas normas e regulamentações. O Ministério da Agricultura tentou limitar a entradas, mas empresas estão conseguindo a liberação na Justiça.
A produção nacional de alho é de 119 mil toneladas. São mais de 170 mil trabalhadores envolvidos em toda a cadeia direta e indiretamente. O Brasil consome por ano 30 mil toneladas de alho.
Veja a reportagem completa acima.
Acompanhe a cobertura de Agronegócios do G1
Source: Globo Economia