Governo mantém previsão de alta do PIB de 2019 em 0,8%



Previsão de inflação para 2019 passou de 3,8% para 3,6% para este ano. Números são da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. O governo manteve sua expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 em 0,8%, informou o Ministério da Economia nesta terça-feira (10).
A rmanutenção acontece após quatro cortes seguidos na previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. O orçamento de 2019 foi foi elaborado prevendo que a economia cresceria 2,5%. Em março, essa previsão caiu para 2,2%, em maio passou para 1,6% e, em julho, para 0,81%.
A estimativa foi divulgada após o resultado do PIB do segundo trimestre deste ano – que cresceu 0,4%, na comparação com os três primeiros meses do ano. O número veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB.
De acordo com o Ministério da Economia, a previsão é de que ocorra uma aceleração da recuperação da economia brasileira a partir de setembro, com o início da liberação dos recursos do saque imediato de R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
“A grande maioria dos mais de 33 milhões de trabalhadores elegíveis a crédito automático em sua conta poupança receberão seu recurso agora em setembro e outubro, que deve implicar em aquecimento da economia”, avaliou o governo.
Source: Globo Economia