Google Maps: 5 novas funções lançadas pelo aplicativo para comemorar seu 15º aniversário



Entre as novidades, estão recursos para otimizar a rota do usuário para o trabalho e a recomendação de atrações locais, como museus e restaurantes. O Google Maps redesenhou seu logotipo ao completar 15 anos
Divulgação/Google
Em 2005, com a chegada do Google Maps, muita gente aposentou os mapas de papel e passou a adotar a ferramenta que mudaria para sempre a maneira como nos deslocamos pelas cidades e estradas.
Artista engana Google Maps com carrinho cheio de smartphones
O aplicativo de navegação completou 15 anos neste mês e comemorou o aniversário com a reformulação do seu logotipo e outras novidades.
O ícone do Google Maps agora é um pin de localização multicolorido com as cores da empresa.
E, de acordo com o Google, o logo reflete a evolução na maneira de mapear o mundo, “de levá-lo ao seu destino e descobrir novos lugares e experiências”.
A nova atualização, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android desde 6 de fevereiro, prevê exatamente isso — de otimizar a rota do usuário para o trabalho a recomendar um restaurante diferente.
A BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, lista abaixo os novos recursos do aplicativo para que você possa tirar o máximo proveito deles.
1. A rota mais eficiente
Para muita gente, um dos momentos mais estressantes do dia é o trajeto para o trabalho, e isso se deve a várias razões: congestionamento no trânsito, condições climáticas adversas ou trens lotados de passageiros.
O caminho mais curto para o trabalho nem sempre é o mais eficiente
Getty Images via BBC
Agora, uma nova aba na interface do Google Maps, chamada “Dia a Dia”, permite que você estabeleça sua rota mais comum.
Com isso, você vai receber atualizações em tempo real sobre o trânsito, tempo estimado de viagem e sugestões de rotas alternativas.
2. Explorar as imediações
A atualização do Google Maps inclui uma nova aba chamada “Explorar”.
De forma clara e intuitiva, a nova função mostra ao usuário várias atrações locais divididas em categorias, como museus gratuitos ou restaurantes de comida internacional.
A lista de lugares é atualizada todas as semanas com base nas visitas mais recentes e nas avaliações de usuários.
3. Contribuir
Agora você também pode avaliar os lugares de maneira mais rápida e intuitiva na aba “Contribuir”.
Uma nova aba no Google Maps permite que você avalie um restaurante de forma mais simples
Getty Images via BBC
O objetivo deste recurso é que os usuários compartilhem mais facilmente seus conhecimentos sobre atrações locais, nomes de ruas, lugares que não aparecem no mapa e avaliações de casas noturnas e restaurantes, por exemplo.
“Cada comentário contribui muito para ajudar outras pessoas a conhecerem novos lugares e decidir o que fazer”, diz o comunicado do Google.
4. Salvar locais favoritos ou que gostaria de visitar
Uma das novas abas, chamada “Salvos”, vai permitir ao usuário marcar seus lugares favoritos e destacar aqueles que gostaria de visitar em breve.
Graças ao novo recurso, todos os locais salvos vão aparecer mais organizados, e o acesso a eles será mais fácil.
Segundo o Google, há mais de 6,5 bilhões de atrações locais salvas pelos usuários.
5. Novidades
É o nome da nova aba que permite ao usuário acessar diretamente uma lista de recomendações feitas por especialistas e editores sobre lugares da moda.
A nova atualização do Google Maps está disponível para iOS e Android desde 6 de fevereiro
Getty Images via BBC
De acordo com o Google, esse recurso também permite “entrar em contato diretamente com as empresas para tirar dúvidas”.
O Google Maps é líder no mercado de aplicativos de navegação, à frente do seu principal concorrente, o Apple Maps, de acordo com a consultoria americana The Manifest.
Mas outros aplicativos, como o City Mapper, de otimização do uso de transporte público, ou o Maps.me, que permite baixar mapas para usá-los offline, diversificaram a concorrência nos últimos anos.
Source: Globo Economia