Confiante em inflação abaixo da meta, mercado prevê juro de 4,25% em fevereiro



O aumento da inflação no mês de dezembro e as pressões sobre a cotação do dólar em nada alteraram as expectativas dos economistas para este ano. A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Banco Central mostra isso de maneira clara. As instituições consultadas pelo Banco Central continuam prevendo um dólar cotado em torno de R$ 4,00 no ano e a inflação abaixo de 4%, ou seja, abaixo da meta.
A confiança nesse cenário favorável do ponto de vista da inflação e do câmbio é o que explica a aposta do mercado financeiro em uma nova redução redução da taxa básica de juros pelo Banco Central na reunião marcada para o dia 5 de fevereiro, dos atuais 4,5% para 4,25%. No final do ano, a taxa voltaria para 4,5%, segundo a expectativa dos economistas consultados na pesquisa Focus.
Pela pesquisa, a inflação, que chegou a 1,15% em dezembro, cairá para 0,38% este mês, será de 0,39% em fevereiro e de 0,30% em março. Portanto, uma desaceleração forte em relação ao final do ano.
O que não mudou foram as expectativas em relação ao crescimento da economia: 2,3% este ano e 2,5% em cada um dos três anos seguintes.
Source: Globo Economia